Modelo de embalagem versátil – envelope plástico transparente
O envelope plástico transparente é o modelo de embalagem mais simples e versátil que existe. Ele é usado para armazenamento, organização de arquivos, proteção do conteúdo e transporte. Além disso, é um tipo de embalagem prático e funcional, que vai da cozinha, à escola e para empresas.
O acabamento transparente é a característica mais marcante, pois permite a visualização do conteúdo – por isso é prático. O envelope plástico transparente também tem propriedades de proteção contra a água, luz e poeira e ajuda a manter o conteúdo organizado.
Processos de fabricação e composição do envelope plástico transparente
A fabricação do envelope plástico transparente é feita com a resina das seguintes matérias prima:
- Polietileno de alta densidade (PEAD) – resistente ao impacto e à abrasão, é modelável e atóxico;
- Polietileno de baixa densidade (PEBD) – tem acabamento transparente ou translúcido, é mais viscoso do que outros materiais e é também atóxico, flexível e resistente;
- Polipropileno (PP) – é transparente (mas também pode ter acabamento metalizado) e tem pouca resistência às baixas temperaturas;
- Matéria prima reciclada – não chega a ser transparente de fato, mas tem características semelhantes aos demais materiais e a vantagem é que uma opção bem mais econômica.
A escolha da matéria prima depende do tipo de função que o envelope plástico transparente vai desempenhar. Por exemplo, se for usado para o acondicionamento de alimentos – industrializados ou caseiros – não pode ser feito com material reciclado porque há risco de contaminação. Além disso, para o uso com alimentos é preciso considerar se haverá a necessidade de levar a embalagem para o congelador ou para o microondas, porque existem materiais que não são resistentes à variação de temperatura.
Acabamento e vantagens do envelope plástico transparente
O envelope plástico transparente pode ter algumas características específicas, não só de acordo com o material usado na fabricação, mas também conforme a aplicação.
Para uso comum de papelaria ou arquivamento de documentos, por exemplo, o envelope plástico transparente pode ter furos na lateral para ser fixado em fichário. O objetivo é manter a organização.
Para armazenamento de alimentos, a embalagem pode ter fecho com sistema ziplock, que ajuda a conservar e aumenta a durabilidade do produto. Já para embalar roupas e cosméticos, o envelope plástico transparente pode ter fechamento com cola aderente no sistema abre e fecha para ser reutilizado.